28 de março de 2006

BRASÍLIA

Amanhã, o escritor Alaor Barbosa lança mais um livro de contos e prosas reunidas. É no Bar Monumental, BSB, SHCE/SUL, Quadra 201, Bloco C, loja 33 (parece complicado, mas este despropósito de letras faz todo o sentido quando se navega entre as asas e a fuselagem do avião...). Além de óptima pessoa, é um muito bom escritor. Amigos candangos e afins, não percam a prosa.
Eu é que infelizmente estou longe.

27 de março de 2006

KAFKA À BEIRA-MAR

Tenho um gato a dormir à cabeceira. Colado na capa do último livro do Haruki Murakami, publicado entre nós (Casa das Letras). Pela dimensão do livro e a escassez de tempo, ainda vamos passar algum tempo juntos.
Recomendo vivamente. Mesmo para quem não gosta lá muito de felinos.

A EXPLICAÇÃO DOS PARDAIS

Perguntava-me quem seria este presidente de júri que acredita que um argumento chamado "O Enigma de Zulmira" vai ser uma revelação para o cinema português. Ou que considera a adaptação de um clássico da literatura neo-realista "Bastardos do Sol" (que só na edição do Círculo dos Leitores, vendeu 80.000 exemplares...), como "uma ideia desinteressante". E que, mais gravoso do que tudo isto, assina duas actas seguidas, de dois concursos distintos que atribuem dois subsídios ao mesmo filme, a saber "Rosebud", de Carlos Saboga. Perante a impassibilidade do presidente do ICAM, do secretário de Estado e, tanto quanto pude apurar, da maioria dos argumentistas concorrentes. Não se trata aqui de duvidar do interesse do projecto, mas da inépcia do presidente do júri que no espaço de duas semanas, "se esquece" que o Estado já apoiou um filme.
A explicação para esta desatenção sonhadora veio-me, da autobiografia do senhor. Escrita pelo seu punho e publicada no site do ICAM, para consulta pública. Reproduzo, com a devida vénia.

"Paulo da Rosária ? Escrita de Argumento
Como Publicitário exaltou o perfume e a cor dos vinhos do Dão. Como
Professor de Português chorou a rir, com os alunos e com os textos do O´Neill,
do Eça e do Camilo. Paulo da Rosária, Professor de Argumento na
Universidade Católica Portuguesa há cerca de oito anos mantém um olhar puro
na avaliação da fantasia que cabe à tradição da arte do contador de histórias.
Sempre ancorada na tradição e no conhecimento da cultura portuguesa.
Escreveu telenovelas, telefilmes, sitcoms, documentários, sketches
humorísticos. Sempre a pensar na avó, na mãe e nos filhos, que são três e na
mulher que é só uma."

(sic)

ps: enquanto os concursos forem colocados maioritariamente na mão de ineptos, escritores de 5a categoria, ex-directoras demitidas do Camões e obscuros professores universitários próximos, para não dizer gémeos, de lóbis como o da Escola de Cinema, ou da área "griliana", não há, repito, não há, a mínima hipótese de melhoria do cinema português.
Serei eu a estar errado, ou pedir às pessoas que sejam imparciais, que saibam ler um argumento, ou que percebam um pouco mais de cinema do que terem visto quinhentas vezes o "Titanic", seria o mínimo exigível para um tal dispêndio de fundos públicos?

24 de março de 2006


LIVROS PARA A CANALHADA

A literatura infantil portuguesa tem mais um livro. A partir da excelente ideia de que os miúdos são insuportáveis mais por natureza do que por mau feitio, Rita Taborda Duarte e Luís Henriques lançam pela Caminho, A FAMÍLIA DOS MACACOS.
Destaque para as excelentes ilustrações (e Deus sabe como eu sou esquisito com os ilustradores portugueses...).
O REGRESSO DOS GATOS

Se forem ao arquivo do blogue, que fez (pelo menos) 3 anos, este mês, verificarão que fui das primeiras pessoas a reconhecer publicamente o talento do Ricardo Araújo Pereira. Não foi preciso ser muito esperto para tal. Bastava ver um post dele no falecido Blog de Esquerda, anterior ao Gato Fedorento, para saltar à vista a rara mistura de humor, cultura, e tiro certeiro no boneca de feira. O que se seguiu, todos sabemos. E ainda bem para a gente todos.
Regressam hoje, pela mão da RTP. O que causa alguma inquietação... Enfim, espero que a contaminação não tenha sido excessiva.
Um abraço à equipa (que não lerá este post, mas enfim, cá fica o abraço, que nisto dos afectos somos tão sovinas, que nunca é de mais insistir).

ps: para o pessoal que mora lá fora, estou a referir-me a um programa de humor :)
DE CATAGUASES

Fica em Minas Gerais, Brasil. E de lá têm saído artistas vários, ao longo dos anos. Um deles, o meu amigo Ronaldo Cagiano, enviou-me esta foto. Tirada o ano passado, durante o I CINEPORT ? I Festival de Cinema de Língua Portuguesa, que este ano será em Lagos. Ao que parece, a organização é boa do lado de lá. Por cá, não sei. Vou até esquecer o preconceito de estar a ser organizado pelo autor de filmes pavorosos como "Inês de Portugal", ou o medonho "Preto e Branco". Talvez o senhor seja melhor a organizar filmes do que a fazê-los. Deus me ouça, que o povo de Minas merece.

22 de março de 2006

2 DA MANHÃ, JÁ PASSA

Concluo o argumento da longa-metragem a partir de O NYLON DA MINHA ALDEIA. Revejo a sinopse, a caracterização de personagens, a nota de intenções... Amanhã é dia de entrega de projectos no ICAM. Mas isso é amanhã, que é hoje, mas ainda não é porque não dormi e a noite continua. E enquanto estou aqui, neste entorpecimento pós-criação, posso imaginar que este filme talvez venha a ser feito. Que o júri, por uma vez, se preocupará com a ligação entre a criação artística e o prazer do cinema. Que não terá à partida ideias fixas sobre a necessidade de "abordagens estruturalistas neo-visionárias de cariz micro-futurista", que os meus trabalhos, helàs, nunca revelam...
Ainda é de noite e estou cansado. Mas por agora, o futuro pode vir a ser diferente...

20 de março de 2006

ALQUIMISTA

Descubro num livro de Português do 8º ano (Porto Editora? Texto Editora? já não me lembro) uma lição inteirinha a partir da obra de Paulo Coelho...
Fico surpreendido... Não sabia que os adolescentes portugueses estavam a tomar contacto com contemporâneos de tanta qualidade...

Parabéns à equipa do ministério que aprovou o livro e aos professores que o seleccionaram para as suas escolas. Assim vamos longe!

17 de março de 2006

PAROU DE CHOVER EM PORTUGAL

Olhei para a rua e pensei nos que estão longe de Portugal. Fica tudo mais compreensível quando se vê à distância.
Até a saudade faz mais sentido.
A REBELDIA

Noticiava hoje o Público:
"Um grupo de rebeldes que se faziam passar por polícias mataram 21 pessoas numa auto-estrada no sudeste do Irão.
De acordo com a agência de notícias iraniana IRNA, o general Esmaeil Ahmadi Moghaddam acusou os serviços secretos norte-americanos e britânicos de estarem a encorajar os rebeldes a atacar pessoas."


A pergunta é: por que cargas de água, um grupo de pessoas assassina um grupo de civis numa autoestrada? Para roubar, para fazer um manifesto, porque ficaram malucos?
A segunda: O que significa "rebelde", na boca de membros de uma ditadura islâmica, mantida no poder à custa do assassinato de milhares de pessoas, onde as mulheres foram obrigadas a deixar todas as liberdades conquistadas e a sair à rua cobertas dos pés à cabeça?
A terceira seria: Como é que um jornal repete literalmente um comunicado destes como se fosse uma verdade jornalística...?

16 de março de 2006

A CULTURA

Gostaria de retribuir aos nossos autarcas e governantes o critério que eles têm colocado na escolha de vereadores, secretários de estado e ministros da cultura.
Eis aqui a expressão justa da minha opinião.
RIR

Nunca soube contar anedotas. Não tenho memória, logo, só me posso espetar na tentativa.
Mas, não é o caso da Pat, nos mini-filipinos, que conta esta (que reproduzo, agradecido,lol):

"D. Dinis, filho de D. Duarte Duque de Bragança, pretendente ao trono de Portugal, dirigiu-se ao pai e disse.
- Paizinho, sou gay.
- Não, meu filho - respondeu D. Duarte - EU é que sou Guei, a mãezinha é gaínha e tu és pguíncipe."

CARNAVAL É QUANDO UM HOMEM QUISER

Perante a minha perplexidade sobre a duração do Carnaval no Brasil e as consequências para o fígado e outros orgãos mais externos nas populações, recebi de um amigo baiano, a seguinte resposta:
"Não sei se esclareci o amigo sobre ponto importante de nossa cultura, então lá vai: o ano no Brasil só começa depois do carnaval; o ano na Bahia, para muitos só começa depois das festas de São João, e para a maioria não começa nunca. ".
Por cá é mais ou menos o mesmo. Sem os tambores nem as mulatas, helàs...

15 de março de 2006

CONTAR HISTÓRIAS

Para os pais que, mesmo cansados, ainda acham que é bom sentar na beirinha da cama dos filhos ao final do dia, o grupo CONTADORES DE HISTÓRIAS está a promover mais um curso.
Para melhorar ainda mais esse acto de amor estrutural.
Mais informações aqui.

14 de março de 2006

PRINTEMPS

No quintal do prédio a árvore invisível enche-se de pontos brancos. Ao pequeno-almoço reparo que cresceu. Está mais bonita, este ano, a árvore que hiberna.
No dia seguinte é toda braços e pernas, botões brancos. Não me lembro do nome dos seus frutos. Ou até se dá frutos. Deve dar, com tanta flor.
O sol encheu o quintal degradado nos dias frios. E este, aproveitador, espreguiça-se de ervas e plantas e folhas e cores.
Há primavera temporária nesta cidade.

9 de março de 2006

TUDO ESTÁ BEM QUANDO ACABA BEM :) (VIVA! HURRA!)

1. "Os cinco maiores bancos portugueses somaram, em 2005, lucros líquidos consolidados de 2,1 mil milhões de euros, valor que corresponde a cerca de 1,4% do PIB português. O Millennium bcp foi o "campeão" dos lucros, com 753, 7 milhões de euros em 2005, resultados que se encontram 40% acima dos registados pela Caixa Geral de Depósitos (CGD), que ontem apresentou os números de 2005, com os seus lucros a atingirem 537,6 milhões de euros."
in DN

2. "Só que em escassos anos as famílias portuguesas, que em 1990 ainda tinham uma taxa de poupança de cerca de 40% do seu rendimento disponível, apresentam actualmente taxas de endividamento da ordem dos 118 %. No reverso desta situação, refere Lacerda Machado, está a profunda alteração da sua relação com uma série de bens que fazem com que o património responsável pelas dívidas não possa ser encontrado nas casas, hipotecadas ao banco, ou nos automóveis comprados em leasing. "
ibidem

3. "Idosos recebem um ano de subsídio já este mês
O complemento - que fará subir até aos 300 euros os apoios mensais aos pensionistas - já foi pedido por quase cinco mil portugueses, de acordo com os últimos dados apurados. 80 % são mulheres, 87 % não têm filhos, 70 % têm entre 80 a 84 anos."
(ainda no mesmo sítio... o tal ibidem, portanto)

7 de março de 2006


AS CONTA$

Não sei o que tenho... Desde que Cavaco Silva foi eleito presidente de nós que sinto uma estranha pulsão pelas contas certinhas. Eu, medíocre na matemática desde que me conheço, ponho-me agora a fazer contas por tudo e por nada.
Por exemplo: Tomada de posse de Cavaco Silva=900 convidados (fora os penetras de gravata laranja). Que comerão e beberão, não sendo de prever que o boliqueimista em questão e a sua Maria se limitem a servir uma aguardente de medronho e uns figos com amêndoas. Há-de ser coisa para os lados dos canapés, do vinho branco e, eventualmente de um razoável champanhe. Não estou por dentro do cattering (ressalve-se que pode vir a ser oferecido por alguma empresa de construção...) e dos seus preços, mas parece-me razoável que o beberete custe qualquer coisa como 15 euros por pessoa (estou a ser porreiro). 900 x 15 euros= 135.000 euros. Por baixo, muito por baixo. Acrescente-se a isto que os "altos dignatários" irão até ao palácio de cuzinho tremido, nos mercedes e bmws que todos pagamos, o que aumenta a despesa sabe deus para quanto... Mais a segurança reforçada, a farpela da Maria, upa! upa!
Perdi-me... Já não sei quanto é que vai esta cerimónia inútil...
Sou de Letras. Irremediavelmente...

ps: na verdade acabaram por ser 4000 (quatro mil) convidados. Agora é que não me peçam mesmo para pensar quantas refeições para pessoas carenciadas se compraria com essa verba!

6 de março de 2006

LITERATURA

Perco tanto tempo a comentar (pessimista,nos últimos tempos...) o país que me esqueço de falar de coisas mais importantes. Como a literatura, por exemplo.
Mais atenta e generosa do que eu, a Armandina Maia, no seu blog, luzpresença, vai divulgando o que mais lhe interessa no trabalho dos escritores contemporâneos. Fez o favor de me incluir, o que agradeço. Passem por .

A RECOMPENSA DO CARACOL

Por que não anda a Justiça portuguesa? Fácil: pela mesma razão que o resto não anda. É preciso não fazer ondas, ir picando o ponto e, quando menos se esperar, chega a reforma choruda.
Em caso de dúvidas, bastaria atentar para a listagem (que me foi gentilmente enviada por e-mail) dos reformados do ano 2005. Nove em cada dez pessoas que ganham acima dos 5000 euros mensais são juízes ou estão ligados à magistratura. Alguns com mais de 1700 euros mensais. Mas, a título de exemplo, aqui fica a listagem do mês de Agosto de 2005. Enquanto os assalariados iam para a Costa da Caparica de autocarro, eles contabilizavam.

VALOR (euros) FUNÇÃO

5173.46 Conservador Direcção Geral Registos Notariado
5173.46 Conservadora Direcção Geral Registos Notariado
5173.46 Conservador Direcção Geral Registos Notariado
5173.46 Notário Direcção Geral Registos Notariado
5173.46 Conservador Direcção Geral Registos Notariado
5663.51 Juiz Conselheiro Conselho Superior Magistratura
5663.51 Juiz Conselheiro Conselho Superior Magistratura
5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5043.12 Notária Direcção Geral Registos Notariado
5173.46 Conservador 1ª Classe Direcção Geral Registos Notariado
5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5027.65 Conservador Direcção Geral Registos Notariado
5663.51 Juiz Conselheiro Conselho Superior Magistratura
5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5173.46 Conservador Direcção Geral Registos Notariado
5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5173.46 Notário Direcção Geral Registos Notariado
5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5159.57 Conservador Direcção Geral Registos Notariado
5173.46 Notária Direcção Geral Registos Notariado
5173.46 Ajudante Principal Direcção Geral Registos Notariado
5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5173.46 Notário 1ª Classe Direcção Geral Registos Notariado
5173.46 Notária Direcção Geral Registos Notariado

Deus nos livre de precisar de uma decisão judicial que possa colocar em risco a ascensão para estas reformas de aposentação!

2 de março de 2006

UM LAMENTÁVEL MALENTENDIDO...

Há mesmo má vontade contra o pobre do Bush, essa inteligência. Agora é com o furacão Katrina.
Ao que parece foi avisado da sua chegada, ao contrário (como sempre) do que veio a afirmar mais tarde.
Fontes próximas afirmam que ao ouvir o nome "Katrina", o actual presidente dos States terá declarado:
"Eu já disse a essa mulher que a pensão de alimentos só chega no dia oito", e escondendo a cara entre os braços terá acrescentado: "Uma garrafa de bourbon! Uma simples garrafa de bourbon e vou ter que aturar esta bitch até ao fim dos meus dias!".